Prontolab Diagnósticos | A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O PACIENTE HIPERTENSO
22183
post-template-default,single,single-post,postid-22183,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.6,stockholm,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O PACIENTE HIPERTENSO

A prática de atividades físicas regular está associada a inúmeros benefícios para a saúde dentre eles a redução da pressão arterial e, consequentemente, a incidência de doenças cardiovasculares.

Indivíduos que não praticam atividades físicas ou aqueles sedentários têm um risco de 30% a 50% maior de desenvolver Hipertensão Arterial Sistêmica.

 

Existe uma redução média da Pressão Arterial de 5,8 a 7,4 mmHg, quando essa atividade é realizada de forma regular (duração de 30 a 60 minutos).

Vale destacar que, além de diminuir a pressão arterial, a prática regular de atividades físicas também:

  • Auxilia no emagrecimento por favorecer a redução da gordura corporal e abdominal;

  • Reduz o colesterol e os triglicerídeos;

  • Diminui a disponibilidade do açúcar no sangue, prevenindo ou auxiliando no controle do diabetes mellitus;

  • Melhora a qualidade do sono;

  • Ajuda a combater o estresse, dentre outros.

 

O paciente sabidamente hipertenso não deverá realizar atividades físicas de intensidade intensa ou anaeróbicos (musculação, saltos, abdominais, flexões e agachamentos), sem avaliação de um profissional qualificado.

Uma boa opção para estes pacientes é a realização de atividades de intensidade leves e de relaxamento, como caminhada, alongamento ou meditação.

Ou seja, a prática de atividades físicas está recomendada para todos os pacientes diagnosticados como hipertensos, ou aqueles com alto risco de desenvolver essa doença. Recomenda-se a prática de 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias da semana (3 a 5 dias por semana).

Caso sinta dores no peito ou desconforto respiratório durante a prática de atividades físicas recomendamos que interrompa a atividade e procure o médico.

 

E você, já cogitou a ideia de se tornar uma pessoa ativa?

REFERÊNCIAS:
Ministério da Saúde- CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA- HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_37.pdf. Acesso em 24 de outubro de 2017.