
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O PACIENTE HIPERTENSO
A prática de atividades físicas regular está associada a inúmeros benefícios para a saúde dentre eles a redução da pressão arterial e, consequentemente, a incidência de doenças cardiovasculares.
Indivíduos que não praticam atividades físicas ou aqueles sedentários têm um risco de 30% a 50% maior de desenvolver Hipertensão Arterial Sistêmica.
Existe uma redução média da Pressão Arterial de 5,8 a 7,4 mmHg, quando essa atividade é realizada de forma regular (duração de 30 a 60 minutos).
Vale destacar que, além de diminuir a pressão arterial, a prática regular de atividades físicas também:
-
Auxilia no emagrecimento por favorecer a redução da gordura corporal e abdominal;
-
Reduz o colesterol e os triglicerídeos;
-
Diminui a disponibilidade do açúcar no sangue, prevenindo ou auxiliando no controle do diabetes mellitus;
-
Melhora a qualidade do sono;
-
Ajuda a combater o estresse, dentre outros.
O paciente sabidamente hipertenso não deverá realizar atividades físicas de intensidade intensa ou anaeróbicos (musculação, saltos, abdominais, flexões e agachamentos), sem avaliação de um profissional qualificado.
Uma boa opção para estes pacientes é a realização de atividades de intensidade leves e de relaxamento, como caminhada, alongamento ou meditação.
Ou seja, a prática de atividades físicas está recomendada para todos os pacientes diagnosticados como hipertensos, ou aqueles com alto risco de desenvolver essa doença. Recomenda-se a prática de 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias da semana (3 a 5 dias por semana).
Caso sinta dores no peito ou desconforto respiratório durante a prática de atividades físicas recomendamos que interrompa a atividade e procure o médico.
E você, já cogitou a ideia de se tornar uma pessoa ativa?